
ESTE MATERIAL TEM O OBJETIVO DE COLABORAR COM OS CLUBES DE DESBRAVADORES QUE DESEJAM IR A O CAMPORI DA DSA 2014.
PREPARADO E ADAPTADO POR ALADIM AGUIAR LÍDER DE DESBRAVADORES
PASSO 1
“Estou com muita vontade de ir! Mas não faço ideia de como começar"
Que bom que você está motivado(a). Já é um ótimo começo. Você já parou para pensar com calma se há algum clube que gostaria de ir também? É muito bom que nós motivemos outros clubes a ir, pois um ajudará o outro.
Conversou com outros Líderes? Eles se animaram? Que bom! Combinem de começar a orar individualmente e juntos nesta intenção: “Senhor, queres mesmo que façamos esta Jornada? Se queres, ajuda-nos!”. Em suas orações, entreguem sua vontade e suas limitações, pedindo o auxílio do Espírito Santo na condução dessa idéia.
PASSO 2
“Pronto. Já orei! E agora, o que faço?"
Muito bem! Mas você está achando que a oração é uma etapa que já passou? . Pela nossa experiência, podemos dizer que as orações deverão acompanhar vocês o tempo todo, pois haverá muitos desafios ainda a superar e muitas bênçãos a agradecer. Então, comece a considerar a oração como sendo um dos seus "amigos", que irá para o Campori com você, uma companheira inseparável-desde-o-início.
Pois bem, agora que você já tem clubes que partilham o mesmo ideal é o momento de levar os planos e projetos ao seu Pastor.
Expliquem direitinho qual é a idéia de vocês, o porquê de querer ir ao campori, digam que vocês já estão em oração, e mostrem a sua motivação. Peçam a ajuda dele como orientador espiritual e parceiro desta boa aventura
PASSO 3
“Quanto custará ir ao CAMPORI ?"
Agora que seu clube está interessado, estão em oração e já contam com a orientação do Pastor , podemos começar a pensar em algumas coisas práticas.
___________ ver valores calcular todos os custos definidos e extras
Por ser uma quantia muito grande para nossa realidade, coloque isso também em oração e reúna o clube para discutirem ideias de como arrecadar o dinheiro. É preciso ter criatividade, adaptando as atividades à realidade da sua igreja , ou comunidade. Nem sempre ideias que funcionam para uns, funcionarão para outros. Peçam sempre sugestão e autorização ao Pastor para realizar as atividades, assim vocês estarão trabalhando virtudes como a obediência-e-humildade.
Outra coisa importante é a honestidade e a transparência. Como receberão dinheiro e doações de outras pessoas, que estão apoiando a ideia de vocês, é fundamental que elas saibam exatamente onde está sendo aplicada a boa-vontade-delas.
Continuem com a oração.
PASSO 4
“Mas somos de uma comunidade pobre. É impossível para nós!"
“VAI SER “ X ” reais!? Não vai dar!”. Realmente, este é um valor muito alto, para qualquer um de nós. No entanto, não quer dizer que é impossível.
Ao nos envolver com o CAMPORI DA UNeB 2010 em natal, o Senhor nos proporcionou encontrar vários desbravadores que tinham pouca renda. Eles poderiam até ter pouco dinheiro, porém sua fé e força de vontade eram muito superiores às de muitos que tinham tudo com mais fácil. Ore para que o Senhor mostre a Sua vontade e guie suas ações.
PASSO 5
Trabalhando para ir à Jornada
No passo seguinte, continuaremos a falar sobre o trabalho para arrecadar fundos. Na preparação para o campori UNeB 2010 aprendemos um conceito bem interessante: o de que a Jornada começa bem antes de entrarmos num ônibus, ela tem seu início no momento em que Deus planta a ideia no nosso coração. Portanto, considere tudo como parte da Jornada: o trabalho junto, a oração em grupo, os momentos divertidos, a resolução de problemas, a partilha da Palavra de Vida Eterna, os cultos juntos etc.
Percebam que o Senhor proporciona momentos assim para que o grupo se torne forte! Chegarão a Barretos com força máxima, uma “jóia lapidada”, uma lâmpada muito brilhante, pronta a dar o testemunho ao mundo!
Então pronto! Já assimilou a idéia? A Jornada 2014 já começou para nós!
É momento de organizar seu clube. Reúnam-se na igreja para fazerem o planejamento de vocês. Sugerimos que nesta reunião vocês:
• estabeleçam qual será a frequência com que se encontrarão para tratar do campori, por exemplo, de 15 em 15 dias, ou 1 vez por semana, ou sempre após as reuniões de domingo. Nós sugerimos que não seja nada menos do que 3 vezes por mês;
• façam uma lista de todas as ideias que vocês já tiveram para arrecadar fundos. Sejam criativos, porém sejam responsáveis, consultando sempre seu Pastor. Na dúvida, perguntem-se: “Isto agrada e pertence à Lei de meu Senhor?”;
• combinem como será a oração de vocês, lembrem-se que ela é inseparável de um grupo desbravador. Além da oração em grupo, é importante a oração individual.
A idéia de ir ao campori é empolgante, mas, como cristãos, devemos sempre ter o equilíbrio. A nossa vida e caminhada como cristãos continua, o campori faz parte dela, mas não é ela. Nossas orações pessoais em outras intenções, assim como nossas outras atividades diárias, religiosas ou não, deverão continuar santamente. Não podemos colocar nada acima de Deus e das pessoas.
PASSO 6
Sugestões de atividades
Neste passo colocamos algumas atividades que já foram feitas por diferentes clubes. Lembre-se que o seu clube poderá ter ideias diferentes:
• Organização de marmitas;
• Organização de sociais;
• Venda de lanches após os cultos (com autorização do ancião);
• Pedido de patrocínio;
• Pedido de ajuda aos irmãos.
Muito importante: Nós cristãos somos chamados a ser Luz do Mundo! Portanto, qualquer das atividades que fizermos tem que ser santa, tanto na organização de uma festa sadia, como num humilde pedido de ajuda. Às vezes a venda de lanche mais do que uma atividade arrecadadora - pode ser a única oportunidade de apresentarmos a Luz de Cristo (mesmo que indiretamente) às pessoas. Ou seja, veja que nossa Jornada está se tornando até um meio de Evangelização.
Usem a criatividade de vocês, partilhem suas ideias e dúvidas com outros clubes. Façamos com Amor e veremos que maravilha que será!
PASSO 7
"Vale a pena gastar tanto dinheiro numa viagem assim?"
Essa é uma pergunta bem interessante. E aí? Vai valer a pena investir tanto para ir a um campori, uma viagem cara destas?
Alguns podem questionar isso. Outros podem até falar: não seria melhor usar esse dinheiro para doar aos pobres? É verdade, esta última pergunta é muito válida. Usar o dinheiro para ajudar as pessoas carentes de nossas igrejas ou comunidades seria uma destinação muito nobre e coerente, assim como aplicá-lo em várias outras obras.
No entanto, podemos fazer com que o dinheiro aplicado no campori da DSA também dê muitos frutos, e frutos que valham todo o sacrifício e o investimento. Para isso, temos que começar a trabalhar em nossos corações que esta viagem não pode ser igual a uma outra viagem turística qualquer.
Todo nosso empenho tem que ser para aproveitá-la conforme a vontade de Deus: na nossa preparação; nas nossas orações; no empenho em partilhar com outros jovens; na seriedade e atenção em ouvir o que os pastores tem a falar etc.
Se aproveitarmos ao máximo este campori à maneira de Deus, o Tema se realizará em nós:
um "ENCONTRO MARCADO NA ETERNIDADE ".
Nenhum comentário:
Postar um comentário